Auto-hipnose: aprenda as melhores práticas para o equilíbrio emocional

Ajudando nos desafios do dia a-dia, trata-se de excelente prática para cuidar do corpo e da mente. Embora não seja difícil, exige que se tenha atenção em alguns passos. Esse artigo, então, vai te ensinar a como se hipnotizar com as melhores práticas.

A auto-hipnose é uma técnica que possibilita que a própria pessoa se ponha em transe e dê sugestões. Assim, o hipnotizado é seu próprio hipnólogo. Quando bem-feita, portanto, pode ser tão útil para o tratamento de problemas psicológicos quanto a hipnose conduzida por um hipnoterapeuta profissional. 

É possível entrar em transe sozinho em qualquer momento do dia, o que torna a prática bastante flexível. Dessa forma, ela pode ser feita enquanto se está deitado na cama, antes de dormir, antes de uma entrevista de emprego, ou em qualquer outra situação. 

Antes de tentar se hipnotizar, é preciso ter uma noção geral do que é a hipnose. De uma forma resumida, ela funciona em três passos: 

  • Indução;
  • Sugestão;
  • Reintegração.

Indução é o processo de entrar em transe, sendo conduzido ou por si mesmo ou por outra pessoa. Sugestão, por sua vez, são as ideias propostas no momento do transe. Por último, a reintegração é o processo de sair do transe e voltar ao normal.

Indução na auto-hipnose

Para conseguir conduzir a si mesmo ao transe, é preciso ter noção do passo a passo. Uma das formas mais simples é seguir estas três etapas, para que a indução seja bem-sucedida, são elas:

  • Relaxar profundamente;
  • Colar os olhos;
  • Sumir números na contagem.

Um bom guia para tal é o vídeo da Academia da Hipnose no YouTube sobre auto-hipnose com testes de profundidade. Com a condução do vídeo, o processo de transe será mais facilmente alcançado, principalmente para pessoas inexperientes ou resistentes à hipnose.

Sugestões para auto-hipnose

Depois que se conquista o transe, é hora de trabalhar. A segunda parte da hipnose é a sugestão, o momento em que você vai dar sugestões que você precisa para se sentir bem. Isso porque a auto-hipnose entra como objetivo de estabilizar as emoções.

Um bom exercício para facilitar o acatamento das sugestões é o de se imaginar de frente para um espelho. Isso porque esse método instala uma ancoragem, e tudo aquilo dito ao espelho será reforçado, mesmo que de forma inconsciente.

Por exemplo, em uma entrevista de emprego, é possível existir nervosismo. Assim, basta utilizar a âncora do espelho para que sua sugestão seja acatada e você perceba calma. É preciso se certificar, contudo, de só encerrar esse processo quando estiver se sentindo bem.

Auto-hipnose - mulher segurando um pêndulo em cima de si mesma

Uma dica importante a ser seguida é a de falar em voz alta, sempre que possível, no momento da sugestão. Os objetivos dessa prática são três:

  • Evitar cair no sono, caso esteja em relaxamento profundo;
  • Manter o foco nas palavras que são ditas;
  • Reprogramar melhor a mente.

Afinal, sabe-se que a reprogramação da mente humana funciona melhor quando dita em voz alta. Ou seja, as chances de seguir uma ideia dita em voz alta, no momento da sugestão, aumentam bastante.

Reintegração: como sair do transe

A reintegração pode ser feita com uma contagem de 1 até 5. Assim, basta contar, de forma devagar. É preciso, ao contar cada número, dar uma sugestão de que se está cada vez mais acordado. Até que, enfim, no último, você desperta do transe.

Atenção!

É importante fazer essa contagem lentamente. Isso porque quem emerge do transe muito rápido não emerge de verdade, e continua em transe sem saber. 

Ao não emergir totalmente do transe, o hipnotizado fica com sua sugestionabilidade muito alta. Ou seja, é um ponto de vulnerabilidade, onde a pessoa pode aceitar qualquer sugestão mais facilmente. Contudo, para quem se hipnotiza em casa, não confere tanto risco.

Conheça nossa Hipnose Clínica

A Academia da Hipnose possui nota 5 estrelas no Google, não cobra mensalidades para atender seus pacientes, sendo ainda recomendada por médicos e psicólogos.

Nossa hipnoterapia consegue tratar os casos mais complexos de:

Agora, caso sua vontade seja de aprender hipnose, nosso curso completo oferece treinamento teórico e prático, e o apoio necessário para você se tornar um bom profissional.