Câncer: terapia com Hipnose ajuda pessoas a lidar com o diagnóstico

Receber o diagnóstico de câncer pode ser um golpe no psicológico de uma pessoa, por isso, procurar ajudar é essencial. Dessa forma, a hipnose aparece como um método eficaz de aliviar emoções negativas, e tornar a pessoa mais forte. Afinal, alguns chegam a dizer que os efeitos psicológicos da doença são ainda piores do que os físicos.

Câncer: terapia com Hipnose ajuda pessoas a lidar com o diagnóstico

Hipnose no apoio à luta contra o câncer

Um terapeuta de Barrow, na Inglaterra, está apoiando aqueles que lidam com o diagnóstico de câncer por meio da hipnoterapia. David Faratian trabalha com isso desde 2018, por meio da instituição de caridade Cancer Care.

“Não se trata de curar o câncer, mas de ajudar as pessoas a administrar sua jornada, sua mente e seus medos”, disse Faratian. O terapeuta ajuda as pessoas a aprender como religar sua ansiedade e “não ser influenciada por ela”.

Afinal, ter um diagnóstico de uma doença como o câncer pode gerar muito estresse e ansiedade em uma pessoa. Não se sabe, além disso, o quanto esse mal-estar psicológico pode afetar até mesmo a manifestação da doença no corpo.

“A intenção é treinar as pessoas para serem capazes de perceber os pensamentos negativos que têm (…) e mostrar-lhes como reformular essa experiência de uma maneira que possam lidar melhor”.

“Trata-se de ser capaz de viver o momento e apenas observar seus pensamentos, em vez de se tornar parte desses pensamentos”, completa Faratian.

David, 59 anos, de Kendal, se envolveu com o Cancer Care quando recebeu o diagnóstico de câncer de próstata há cinco anos. Ele conta que lidar com o lado psicológico do câncer era a parte mais difícil. Foi aí que recomendaram a hipnose.

“Fiz oito sessões (…) e recomendo a todos. Você precisa encontrar a força para lidar com essas coisas dentro de si e a atenção plena o ajuda a encontrar essa força. Isso pode fazer uma diferença real para você”. Por fim, David admitiu que o câncer não o causa mais angústia.

Como funciona a Hipnose?

Com a hipnose, um paciente entra em um estado de relaxamento profundo, o transe. Nesse estado, há o aumento da concentração. É nesse momento, então, que o terapeuta trabalha o subconsciente de cada paciente.

Um bom terapeuta irá encorajar o paciente a mudar suas percepções em relação a sua vida, ao diagnóstico e a quaisquer outros pontos que o incomodam. A hipnose dá ao paciente o controle de sua própria vida, suas emoções e seus pensamentos.

Permite alcançar, portanto, o estado mental necessário para superar quaisquer emoções negativas e, em consequência, permite a volta do prazer de viver e de aproveitar cada momento.

Veja também:

A Depressão e o tratamento com Hipnose

Hipnose no combate a Síndrome do Pânico

Mas você não precisa ir até a Inglaterra

Para tratar ansiedade, depressão, a hipnoterapia é a melhor escolha. De acordo com estudo científico já publicado, quando bem-feito, o tratamento pode se dar de maneira rápida e eficaz. O mesmo vale para transtornos de quaisquer questões de origem psicológica.

Claro que um bom hipnólogo é fundamental para o sucesso terapêutico. No caso de maus terapeutas, contudo, muitos problemas podem não somente continuar, mas aumentar. Por isso, é bom ficar por dentro das 8 premissas para escolher o hipnoterapeuta certo. Assim, as chances de sucesso da terapia aumentam e muito.