Hipnose para não sentir dor: como funciona e para quem serve

Usar a hipnose para não sentir dor funciona, mas é imprescindível tratar sempre o problema em sua causa raiz. Embora o alívio da dor seja comprovado, é preciso saber que, dependendo da causa, a hipnose poderá ajudar mais ou menos. Entenda, então, as diferentes causas da dor e os efeitos da hipnoterapia em cada uma delas.

Uso da hipnose para não sentir dor

O uso da hipnose para não sentir dor é um método eficaz e comprovado pela ciência. Contudo, existem diferentes origens de dor em que a hipnose pode ser mais ou menos útil.

Em resumo, todo tipo de dor pode ter origem:

  1. Emocional, quando abalos psicológicos são convertidos pelo organismo em dor, como no caso do estresse ou cansaço excessivo
  2. Fisiológica, quando existe alguma ocorrência física, como uma lesão ou tumor
  3. Mista, em raros casos, como por exemplo dores de cabeça causadas por abalo psicológico e também por uma lesão

Quanto à periodicidade, pode ser ainda classificada de duas formas:

  1. A dor aguda é aquela mais pontual, que não ocorre periodicamente, como uma exposição ao sol em um dia ensolarado
  2. A dor crônica é aquela persistente, que pode ser causada por exemplo por uma desordem mental, ou um tumor no cérebro.

Mesmo que todo tipo de dor possa ser removido com hipnose, nem todos os tipos podem ser curados. Isso porque, se a causa da dor tiver origem fisiológica, o resultado terá curta duração, como minutos ou poucos dias. Nos casos em que a dor tenha origem emocional, a hipnose consegue chegar em sua causa raiz, e impedir os sintomas de retornarem.

Alívio de dores fisiológicas

Não há nada que impeça qualquer um de usar a hipnose para não sentir uma dor fisiológica. Contudo, é preciso deixar claro que a hipnose, em casos assim, não trata a condição, mas alivia os sintomas.

Por exemplo, uma pessoa que sente dores de cabeça constantes por conta de um tumor cerebral não pode esperar que se livre do tumor pela hipnose. Embora seja possível tratar sua dor, ela retornará pouco tempo depois.

Hipnose para não sentir dor - homem com mão na cabeça demonstrando desconforto

É mais prudente que os pacientes se consultem com um médico especializado em vez de procurar a hipnoterapia em primeiro lugar. Afinal, alívio da dor e tratamento são coisas bem diferentes.

Como tratar a dor com hipnose

A Academia da Hipnose possui nota 5 estrelas no Google, e não cobra mensalidades para atender seus pacientes. Sua hipnoterapia consegue tratar os casos mais complexos de depressão, ansiedade, TOC etc.

E para aprender hipnose, este curso completo oferece treinamento teórico e prático, além do apoio necessário para você se tornar profissional da área.